O que é desk research ou pesquisa de dados secundários?
Mais conhecida como desk research, a pesquisa de dados secundários trata-se de uma pesquisa exploratória através da coleta e uso de informações já publicadas e disponíveis. Tais informações, por vezes, foram coletadas para outros propósitos, por outras organizações. Esses dados podem ser registros internos de uma empresa (relatórios, históricos de venda, pesquisas anteriores, etc.), dados publicados em periódicos, livros, relatórios de associações ou industriais, dados do governo ou agentes reguladores, etc.
Boa parte desse trabalho é realizada atualmente via internet. Para uma pesquisa válida e confiável, é fundamental realizar uma análise criteriosa na escolha das fontes a serem utilizadas, principalmente com relação a:
- Confiabilidade;
- Disponibilidade;
- Relevância;
- Qualidade da informação;
- Custo.
Sempre que possível, a pesquisa de dados secundários deve considerar a validação das informações encontradas através do cruzamento de fontes. Para mais informações sobre desk research, contate-nos via info@marketanalysis.com.br.