Faq

Quais são as regras para realizar uma pesquisa?

A Market Analysis respeita os códigos de ética e procedimentos de pesquisa determinados pela ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) – da qual somos membros desde 2001, e da ESOMAR (European Society for Opinion and Marketing Research) – da qual somos membros desde 1998.
Essas organizações disponibilizam para consulta todos os códigos que regulam nossa atividade, incluindo questões de confidencialidade de dados, prática de incentivos, padrões de qualidade e confiabilidade, etc. Para mais informações, acesse:

Site da ABEP: http://www.abep.org/new/Default.aspx

Códigos e guias ABEP: http://www.abep.org/new/codigosCondutas.aspx

Site da ESOMAR: http://www.esomar.org/#

Código internacional para pesquisas de mercado e opinião (somente em inglês): http://www.esomar.org/uploads/public/knowledge-and-standards/codes-and-guidelines/ICCESOMAR_Code_English_.pdf

Como se calcula a amostra e margem de erro de uma pesquisa?

Calcular uma amostra representativa ou sua margem de erro são atividades que requerem a supervisão de um profissional em estatística. No entanto, atualmente há alguns sites, aplicativos e ferramentas que auxiliam na estimativa desses valores. Um dos que recomendamos é o http://www.raosoft.com/samplesize.html.
Lembre-se, no entanto, de que a avaliação de um estatístico é importante na hora de determinar o nível de confiança de uma amostra de pesquisa.

Como são determinadas as classes socioeconômicas no Brasil?

O Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) foi desenvolvido pela ABEP, a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Trata-se de um índice composto por uma série de perguntas sobre posse de bens duráveis e educação do chefe da família. Saiba mais sobre o critério aqui.

É importante saber, no entanto, que o CCEB fornece aos pesquisadores indícios consistentes sobre o poder aquisitivo e situação dos domicílios de uma forma geral, mas que nenhum critério de classificação desenhado com base em testes estatísticos pode ser utilizado como base única para análises individuais.
O CCEB é muito eficiente para entender as diferenças entre o poder de compra de consumidores de diferentes regiões do país, mas não deve ser utilizado como critério único para determinar, por exemplo, perfis de bairros residenciais ou recrutamento para pesquisas qualitativas. Nesses casos, o CCEB é uma excelente ferramenta de apoio, mas há indicadores mais adequados dependendo dos objetivos de cada pesquisa.

Como funciona a pesquisa Omnibus da Market Analysis?

A pesquisa Omnibus é um estudo multiclientes com população geral de 9 grandes capitais brasileiras. O estudo possui uma amostra de 800 casos, e entrevista homens e mulheres com idade entre 18 e 69 anos, segundo uma amostragem representativa de sexo, idade e classe socioeconômica de cada cidade.

A coleta de dados é realizada 2 vezes por ano, e clientes interessados podem inserir perguntas ou seções de perguntas no questionário. A cobrança é feita por pergunta inserida, e o contratante recebe ainda as respostas de todas as variáveis demográficas do estudo.

É uma opção econômica para problemas de pesquisa que podem ser resolvidos com perguntas simples, e que precisam ser medidos com representatividade nacional urbana.

Para saber mais sobre nossa pesquisa Omnibus, contate-nos via info@marketanalysis.com.br.

O que é pesquisa de métodos mistos?

Nem sempre um problema de pesquisa consegue ser respondido utilizando-se apenas uma metodologia específica. É bastante comum, inclusive, que pesquisadores recomendem desenhos mistos para aumentar o nível de certeza na tomada de decisão.

O processo de desenho metodológico da pesquisa varia de acordo com seus objetivos. A mistura de métodos qualitativos, quantitativos, desk research e cliente oculto, por exemplo, pode ser dar em etapas sequenciais ou concomitantes, complementares ou desagregadas.

Tudo depende dos objetivos da pesquisa, e nossos profissionais estão preparados para ajudar a definir o escopo de uma pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

O que é pesquisa de cliente oculto ou mystery shopping?

Os clientes ocultos (mystery shoppers) são pesquisadores que agem como clientes para observar a equipe de vendas ou fazer compras comparativas para descobrir os preços das lojas concorrentes.

Essa modalidade de pesquisa é bastante usada para verificar se procedimentos de atendimento ao cliente estão sendo cumpridos ou entender abordagens e práticas de marketing de players de um mercado específico.

O pesquisador, nesse caso, um cliente oculto, é treinado em um protocolo de visita, e é escolhido segundo o perfil do consumidor do estabelecimento-alvo. Para saber mais sobre pesquisa de cliente oculto, ou se você tem interesse em ser um cliente oculto em uma de nossas pesquisas, contate-nos via info@marketanalysis.com.br.

O que é desk research ou pesquisa de dados secundários?

Mais conhecida como desk research, a pesquisa de dados secundários trata-se de uma pesquisa exploratória através da coleta e uso de informações já publicadas e disponíveis. Tais informações, por vezes, foram coletadas para outros propósitos, por outras organizações. Esses dados podem ser registros internos de uma empresa (relatórios, históricos de venda, pesquisas anteriores, etc.), dados publicados em periódicos, livros, relatórios de associações ou industriais, dados do governo ou agentes reguladores, etc.
Boa parte desse trabalho é realizada atualmente via internet. Para uma pesquisa válida e confiável, é fundamental realizar uma análise criteriosa na escolha das fontes a serem utilizadas, principalmente com relação a:

  • Confiabilidade;
  • Disponibilidade;
  • Relevância;
  • Qualidade da informação;
  • Custo.

Sempre que possível, a pesquisa de dados secundários deve considerar a validação das informações encontradas através do cruzamento de fontes. Para mais informações sobre desk research, contate-nos via info@marketanalysis.com.br.

O que é pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa é de natureza descritiva, ou seja, busca descrever as características de uma população ou fenômeno, testando e confirmando hipóteses. É a metodologia que vai possibilitar generalizações de dados e representatividade dos achados.
As abordagens quantitativas mais comuns são:

  • Entrevista domiciliar
  • Entrevista em ponto de fluxo
  • Entrevista em central location
  • Entrevista telefônica
  • Pesquisa online
  • Pesquisa autopreenchida
  • Teste domiciliar ou em central location/clínica

Para mais informações sobre pesquisa quantitativa, contate-nos via info@marketanalysis.com.br .

Porque fazer uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado, ou pesquisa de marketing, é uma ferramenta utilizada para aperfeiçoar os processos de tomada de decisão em um negócio.
A necessidade de uma pesquisa de mercado surge quando perguntas essenciais para o sucesso de um empreendimento não podem ser respondidas com alto nível de certeza a partir das informações que o empreendedor já tem.
Algumas das perguntas mais comuns são:

  • Será que meu negócio é viável? Existe mercado para o que quero desenvolver?
  • Onde deveria montar meu negócio?
  • Minha empresa está adequada ao mercado em relação à concorrência, serviços e preços praticados?
  • Quem é o público-alvo da minha ideia? Qual é o perfil do meu consumidor?
  • Quais são as necessidades do meu cliente? Ele é fiel? O que precisa pra ficar satisfeito?
  • Será que meu novo produto será aceito?
  • Minha nova embalagem fará sucesso nas prateleiras?
  • Como me comunicar adequadamente com meu cliente? Como chamar sua atenção?
  • Como minha empresa é vista? Qual a nossa imagem institucional?
  • Minha marca é lembrada? É forte?
  • Qual o melhor canal de comunicação para atingir meu cliente?
  • Quais são os hábitos do consumidor que procuro?

De um modo geral, a pesquisa de mercado se insere numa concepção de otimização de recursos humanos e financeiros ao tomar uma decisão, levando em conta quais são as respostas certas para o sucesso do negócio.

Quanto custa?

O custo de um estudo depende do seu escopo e necessita uma análise detalhada dos objetivos do cliente. Dessa maneira, a Market Analysis poderá responder as suas necessidades da forma mais eficaz possível. Peça um orçamento e um de nossos consultores terá grande prazer em encaminhar valores e todos os detalhes necessários para a sua decisão – essa parte não custa nada!

Contate-nos via info@marketanalysis.com.br.

Como peço um orçamento?

Quanto mais claro você for em seu pedido de orçamento, ou briefing de pesquisa, mais eficientes poderemos ser na apresentação de uma proposta. Tenha sempre em mente o que você gostaria de investigar e o que vai fazer com os resultados.

As perguntas a seguir podem ajudar a desenvolver um bom briefing:

  • O que você quer saber?
  • O que você vai fazer com essa informação?
  • Qual é o produto ou serviço envolvido?
  • Quem é o público desse produto ou serviço?
  • Em que cidade/região a pesquisa deve ser feita?
  • Já existe alguma pesquisa anterior relacionada a esta?
  • Qual o valor aproximado que você pretende investir na pesquisa?

Nem todas essas perguntas terão resposta. Elas são exemplos para lhe ajudar a desenvolver uma solicitação de orçamento.

O próximo passo é entrar em contato: info@marketanalysis.com.br.

O que é pesquisa qualitativa?

A pesquisa qualitativa tem natureza exploratória, ou seja, busca esclarecer e definir a as razões de um problema, descobre variáveis não conhecidas, estabelece as prioridades a aprofundar. É indicada quando há questões indefinidas e para identificar os porquês de um comportamento ou atitude.
Estudos qualitativos também são indicados para auxiliar no processo criativo, trazendo o consumidor para junto da geração de ideias.
As abordagens qualitativas mais comuns são:

  • Entrevista em profundidade;
  • Grupo de discussão;
  • Minigrupos de discussão;
  • Díades ou tríades;
  • Observação participativa;
  • Fóruns online.

Para mais informações sobre pesquisa qualitativa, contate-nos via info@marketanalysis.com.br.