Empresas exageram nos benefícios ambientais de seus produtos, diz estudo
Estudo da Market Analysis Brasil é destaque em reportagem do portal UOL sobre greenwashing no mercado nacional
A edição 2024 do estudo Greenwashing, conduzido pela Market Analysis Brasil, embasou a reportagem publicada nesta terça-feira (22) pelo portal UOL, na coluna da jornalista Mariana Sgarioni, que analisa o uso de alegações ambientais enganosas por parte das empresas. Intitulada “Empresas exageram nos benefícios ambientais de seus produtos, diz estudo”, a matéria destaca que 57% dos produtos analisados apresentam práticas de greenwashing classificadas como “Incerteza”, com o uso de declarações vagas ou irrelevantes, como “amigo do meio ambiente” ou “não contém CFC”. Segundo Lucio Vicente, diretor do Instituto Akatu: “Em muitos casos, há desconhecimento por parte dos produtores. Atributos realmente relevantes deixam de ser comunicados, enquanto outros, com pouco impacto ambiental, são destacados. A desinformação ainda é um fator crítico.”