1 em cada 3 pessoas negras sofreu discriminação ao tentar adquirir produtos, diz pesquisa
Uma nova pesquisa conduzida pelos institutos Akatu e DataRaça, com execução técnica da Market Analysis Brasil, revelou que 1 em cada 3 pessoas negras no país (34,8%) já sofreu algum tipo de discriminação ao tentar adquirir produtos ou serviços.
Os ambientes mais citados pelos entrevistados foram o varejo físico (41%), supermercados (28%) e shoppings (19%), apontando que o racismo ainda está presente nas relações de consumo cotidianas.
O estudo também destaca o poder econômico da população negra, responsável por movimentar cerca de R$ 1,9 trilhão por ano, e mostra que 37,4% dos consumidores já recompensaram marcas que valorizam a diversidade, enquanto 24,6% deixaram de consumir empresas associadas a comportamentos racistas.
Os resultados reforçam que inclusão, representatividade e respeito são fatores determinantes de credibilidade e competitividade para as marcas que desejam se conectar de forma autêntica com a maioria da população brasileira.